quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Centenário

.
Já por aqui muito se tem feito referências a aniversários relacionados com automóveis. Já foi de modelos e de marcas, onde até estivemos presentes em algumas comemorações, e não queria deixar de assinalar mais um aniversário da criação de uma marca de automóveis. Marca que já passou por longos períodos de inactividade, mas que ainda hoje existe numa terceira fase de produção, embora desta vez em moldes diferentes pois actualmente é mais uma das marcas de um grande grupo construtor.
A marca foi criada precisamente à 100 anos e o seu criador não construía apenas automóveis, mas sim obras de arte, em que por vezes era dada mais importância estética a certos acabamentos do que à sua eficácia. Conta-se por exemplo que no seu mais emblemático modelo de competição, que obteve mais de 1000 vitórias na sua carreira, os técnicos tiveram muita dificuldade em colocar um compressor como evolução (e foi essa evolução que lhe trouxe mais vitórias ), pois teria que se redimensionar a grelha frontal e colocar um orifício no capot motor, e o dono da marca recusava a alteração porque tornava o carro mais feio. Mesmo os blocos do motor eram verdadeiras obras de arte com acabamentos feitos à mão apenas para ficarem mais bonitos.
Para além da beleza exterior dos carros, toda esta componente humana e passional ligada aos modelos e à própria marca torna esta marca muito especial, sendo a marca eleita como a minha preferida. Espero ainda ter a felicidade de voltar ao museu de Mulhouse para poder mais uma vez admirar a maior colecção de carros desta marca, até lá de vez em quando vou ao Caramulo matar saudades ;o))

Parabéns Ettore e obrigado pelas obras que nos deixas-te

.

1 comentário:

Rui Hagar disse...

Sim, em Mulhouse é a capital das obras de arte do sr. Ettore, ainda este ano durante a minha primeira visita a tão imponente museu, fiquei fascinado, nunca via tanto Bugatti junto, que loucura, vale a pena a visita, tambem eu espero lá voltar um dia.