sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"O mais importante não é vencer, mas participar!"


Ao ler a celebre frase de Pierre de Coubertin, e que embora tivesse sido dita informalmente, tornou-se num dos lema dos Jogos Olimpicos, levou-me a pensar até que ponto este lema ainda hoje é utilizados. Em termos de desporto já não vejo onde se possa utilizar pois desde as actividades para as camadas mais novas que é logo incutido o espirito de vencedor e perdedor ficando para segundo plano o prazer que se pode ter apenas participando. Em termos profissionais também não vejo que se possa utilizar pois a competição e meios empregues para atingir objectivos ainda é mais dura que no desporto e finalmente na vida pessoal também já vai sendo muito raro, pois temos que ter sempre qualquer coisa a mais que o nosso vizinho ou os elementos do grupo com que nos reunimos. Se todos parassemos um pouco para pensarmos neste lema seguramente que se iria encarar a vida com um outro espirito e desportiviso que muito faz falta, e no final iriamos ter uma sociedade muito mais unida com mais amizade e concerteza que se tirava muito mais prazer da vida.
Está na hora de se voltar a competir por um punhado de feijões frade e no fim partilhá-lo com os amigos que participaram e não por ficarmos à frente de todos os outros, correndo o risco de se ter uma congestão com tanto feijão comido.

1 comentário:

Rui Hagar disse...

Oi

Tambem eu partilho dessa mesma opinião, participar e estar pelo simples facto de estar e participar é o que alguns idealistas como nós tentam fazer, mas a realidade da vida tambem nos obriga a entrar nesta "corrida" louca contra o tempo, contra tudo e contra todos, já não há pachorra.
Viva a utopia, a final de contas é o sonho que comanda a vida.

Saudações ai para o pasto

Rui Ferreira
(Hagar)